Amar e ser amado. Ser feliz para sempre, quem não gostaria? Ás vezes as pessoas se esquecem de cultivar o amor, acham que a batalha esta ganha, o papel assinado e se acomodam. E muito importante para o relacionamento dar certo continuar sendo admirado, crescer, ser uma boa companhia, um bom papo, ser solidário e companheiro, ser cúmplice. Se arrumar, se cuidar, que um pouco de elegância e boas maneiras fazem bem aos olhos. Ter projetos em comum, se divertir com a pessoa amada e valorizá-la. Ter a delicadeza de oferecer um presente, fazer surpresas. Ter dignidade, ser integra, ser ético e justo são valores pessoais admiráveis e fundamentais.
Abaixo, listei 5 atitudes que fazem o relacionamento dar certo:
1) Respeitar
Um comentário desrespeitoso, se comumente repetido, pode magoar e afastar a companheira, que deixa de se abrir para não mais ouvir aquele tipo de comentário destrutivo. Vai se construindo um abismo quando o outro percebe que, de fato, existe inveja ou competição na relação. Quando a pessoa se sente constantemente incompreendida, ela naturalmente se afasta e se cala. E preciso ter cuidado com as palavras. E preciso haver dialogo e intimidade para se abrir e isso e o mais difícil. Essa confiança e adquirida aos poucos, e é a base de tudo. Ela é construída devagar, a medida que a pessoa se sente compreendida, considerada.
2) Confiar
A intimidade permite um carinho gostoso, relates sexuais satisfatórias, pois existe compreensão e cumplicidade para a entrega. Existe a confiança. Quando se perde a confiança, se perde tudo. Ela e a base do relacionamento. A confiança se perde, não só quando há traição, mas quando uma das partes se sente explorada financeiramente e tem que omitir a conta bancaria, ou quando a incompreensão é tamanha que quase nada se conta para evitar discussões. Quando falta lealdade, honestidade e fidelidade.
3) Apoiar
Quando existe amor, existe o desejo de que o companheiro SEJA. Que cresça no trabalho, que realize seus projetos, que seja feliz. Os ciúmes doentios muitas vezes atrapalham o crescimento do ser amado, que sente como se estivesse proibido de SER. Geralmente o medo de perder o outro que esta crescendo, conquistando desafios, faz com que o companheiro reaja com ciúmes, insegurança, em vez de se tornar também uma grande pessoa. E ai acaba perdendo o ser amado mais depressa ainda. E mais fácil se garantir sendo o melhor que se puder ser, tendo confiança em si mesmo, uma boa autoestima, apoiar a pessoa amada e sendo admirável e encantador.
4) Conhecer
E para continuar sendo essa grande pessoa que encanta o outro, e preciso se conhecer e conhecer o companheiro. Estamos sempre em constante transformação e em cada época da vida precisamos nos reinventar, evoluir, amadurecer e crescer. A vida e dinâmica e o aprendizado deve ser constante. De cada situação vivida, se prestar atenção, fica sempre um aprendizado. Não podemos passar por elas sacudindo os ombros, sem tirar uma lição, para evitar que os mesmos erros sejam sempre repetidos.
5) Agradar
O sofrimento, o excesso de trabalho, as dificuldades financeiras podem deixar a pessoa amarga, dura e pesada. Muito diferente de quem era no principio do namoro. Resgatar a espontaneidade e criatividade fará toda a diferença. Ser feliz, otimista, alegre, de bem com a vida e dando o melhor de si é um bom começo. Quem não gosta de uma companhia agradável?
Diante dos problemas, não há motivo para se sentir envergonhado e buscar ajuda. Uma psicoterapia breve pode ajudar muito, pois a pessoa envolvida no conflito muitas vezes não consegue enxergar uma saída e se percebe andando em círculos, sem sair do lugar.
A psicoterapeuta Dra. Vera Lúcia Cardoso atende na Clínica Dra. Cintia Cunha em Uberlândia. Agende sua consulta cortesia pelo telefone (34) 3236-0500 ou envie e-mail para contato@cintiacunha.com.br