Para quem deseja iniciar os cuidados básicos com a pele, a profissional destaca três pontos fundamentais. O primeiro é a limpeza com um sabonete específico para o tipo de pele do paciente. Em seguida, é preciso escolher um hidratante adequado às suas necessidades e, por fim, incluir o uso de protetor solar no dia a dia para prevenir danos causados pela radiação UV.
Quanto aos ativos dos produtos que devem ser considerados, a dermatologista destaca:
- Ácido hialurônico: promove hidratação, ajuda a suavizar linhas finas e aumenta a luminosidade;
- Ácido glicólico: melhora a textura da pele, estimula a renovação celular e diminui a aparência de poros dilatados;
- Retinoides (derivados da vitamina A): favorecem o rejuvenescimento, a renovação celular e deixam a pele mais viçosa;
- Vitamina C: atua como antioxidante, auxilia no combate aos radicais livres e contribui para a uniformização do tom da pele.
- Já quem busca um resultado mais rápido ou apresenta condições cutâneas específicas, a dermatologista indica lasers e peelings. De acordo com ela, essas intervenções reduzem inflamações, aceleram a recuperação da pele, promovem a renovação celular de forma mais eficaz do que cosméticos tópicos isoladamente, uniformizam o tom, melhoram a textura e estimulam o rejuvenescimento em curto prazo.
Cuidados e restrições no uso de ativos no uso de produtos com determinados tipos de ativos. No caso de peles sensíveis, deve-se evitar ativos muito abrasivos, como retinoides ou ácidos em altas concentrações, pois podem agravar a sensibilidade e causar irritações.
Fonte: Terra
Acesse nosso portal ou nossas redes sociais e fique por dentro!
Selecione um categoria
Tags