Todo mundo quer se sentir bem consigo mesmo, fato! E isso está impulsionando a indústria da beleza: segundo a pesquisa NEXT, feita pela empresa especialista em produtos para a pele Galderma, o mercado de estética deverá dobrar e passar a valer 25,9 bilhões de dólares até 2028. Porém, o mais legal desse cenário é que não haverá mais um padrão único a seguir. Pelo contrário: há espaço para as pessoas realmente entenderem o que faz bem para sua autoestima e investir nisso.
“Essas mudanças são visíveis: anos atrás, aquele bigode chinês bem demarcado significava 1 ml de preenchimento para qualquer paciente no consultório. Hoje, para algumas pessoas, representa expressividade e autoconfiança; para outras, algo a ser contornado com injeções de bioestimulador de colágeno”, ilustra Cintia Cunha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e coautora do relatório. “Agora temos mais opções e somos livres para decidir.”
O que impulsiona
Acessibilidade: Tratamentos menos invasivos e mais baratos para demandas e públicos diversos fizeram a procura por produtos decolar.
Avanço da tecnologia: Marcado pela maior variedade de intervenções e pelos programas capazes de prever como o rosto do paciente ficará antes das sessões.
Redes sociais: Os procedimentos estéticos estão sendo normalizados, popularizados e vendidos através de Instagram, TikTok.
Futuro do Presente: O que deve marcar presença na rotina de skincare e nas clínicas
1. Beleza proativa: A ideia é prevenir que marcas da idade surjam, realizando mudanças de hábito e pequenos tratamentos recorrentemente — como bioestimulação de colágeno.
2. Beauty fandom: Inspirar-se em um ídolo e buscar ficar parecido com ele. Vemos pessoas querendo parecer astros coreanos, personagens de anime e videogame, boneca Barbie etc.
3. Mindful aesthetics: Envolve ter consciência dos impactos ambientais gerados pela indústria da estética. A saúde da pele e a do planeta podem andar lado a lado. Menos é mais.
4. Expressionalidade: Traduzir ao mundo como você se enxerga e o que quer transmitir através da sua imagem. Engloba procedimentos, estéticos ou não, que revelam como a pessoa se sente.
5. Fast aesthetics: É procurar gratificação imediata e levando em consideração as modas ditadas pelas redes sociais. Quem está sempre online e segue celebridades pode embarcar.
6. Canceling age: Tirar a importância do número e permitir que a pessoa se sinta bem e bonita a despeito da idade. Não é negar o envelhecimento, mas valorizar a beleza pura e madura.
Fonte: Veja
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