1. Fazer uma alimentação rica em colágeno
Fazer uma alimentação rica em colágeno pode ajudar a diminuir a papada, principalmente quando a papada surge devido flacidez da pele, pelo envelhecimento natural do corpo, pois o colágeno melhora a firmeza e a elasticidade da pele.
Desta forma, é importante incluir na dieta alimentos ricos em colágeno, como carne vermelha, frango, peixe e gelatina, ou alimentos que estimulam a produção de colágeno, como abacaxi, limão, aveia, agrião ou arroz integral, por exemplo.
2. Praticar atividade física
A prática de atividades físicas aeróbicas regularmente ajuda na perda de gordura, sendo considerada uma das formas mais eficazes para emagrecer o corpo todo, inclusive a papada, pois ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, favorecendo o gasto de energia e a queima de calorias e, quanto mais intenso o exercício, mais calorias são queimadas.
Assim, é importante que a pessoa pratique caminhada, corrida, natação e/ou exercícios de força de forma regular e de acordo com a orientação do profissional de educação física, pois assim é possível emagrecer, perder a gordura da papada e a ajudar a manter a perda de peso.
3. Ter uma alimentação saudável
Ter uma alimentação saudável e balanceada, priorizando o consumo de frutas e vegetais frescos, cereais integrais, proteínas magras, leguminosas e gorduras saudáveis, ajuda na perda de peso e eliminação de gordura do corpo e do queixo duplo.
Além disso, é importante evitar o consumo de carboidratos simples em excesso ou com frequência, e alimentos processados ou embutidos, como bolos, biscoitos, salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame e mortadela, reduzir o consumo de sal na alimentação, e ingerir uma maior quantidade de líquidos durante o dia.
4. Aplicar cremes firmadores
Os cremes firmadores com efeito tensor são ricos em colágeno, vitaminas e elastina, o que dá mais firmeza à pele e ajuda a diminuir a flacidez, sendo, por isso, uma ótima opção para ajudar a combater a papada. Os cremes devem ser aplicados todos os dias, preferencialmente à noite, sobre a pele limpa e seca e, deve-se deixar atuar durante toda noite, sendo também importante que a aplicação seja feita realizando uma leve massagem no local.
Alguns exemplos dos ingredientes que devem estar presentes no creme para que se tenha o efeito desejado são: ácido hialurônico, vitamina C, retinol, DMAE (dimethylaminoethanol lactate), vitamina E e Matryxil Sinthe 6.
Além disso, é possível prepara máscaras caseiras com abacate, pêssego e água de rosas, por exemplo, que ajudam a tonificar a pele, tornando-a mais firme e combatendo a flacidez, o que pode ter como consequência a diminuição da papada ao longo do tempo, por exemplo.
5. Fazer um tratamento estético
Existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar na diminuição do queixo duplo, e alguns dos mais utilizados incluem:
Radiofrequência: é uma técnica que ajuda a diminuir a gordura localizada, ajudando a tornar a pele mais firme, pois liberta a gordura e aumenta a circulação do sangue. Nesta técnica é aplicado um gel no queixo, deslizando um aparelho sobre o gel com movimentos circulares e os resultados são progressivos;
Laser: os lasers Nd: YAG e o laser diodo são os mais indicados para eliminar a gordura sob o queixo;
Acido deoxicólico: este ácido é feito a partir de uma molécula que existe naturalmente no organismo, proveniente dos ácidos biliares, e tem a ação de destruir a gordura no organismo. É um procedimento feito por profissionais habilitados, e quando aplicados na região desejada, causam uma reação inflamatória local que ajuda a diminuir a gordura e a flacidez;
Mesoterapia: consiste na aplicação de injeções de sustâncias drenantes, lipolíticas e reafirmantes, sendo necessária de 6 à 10 sessões semanais;
Criolipólise: é um tratamento estético que age resfriando a região tratada a baixas temperaturas, cristalizando a gordura localizada, que é eliminada naturalmente pela circulação linfática;
Lipocavitação: embora essa região do pescoço tenha gordura acumulada, para realizar a lipocavitação é necessário formar uma prega de gordura, por isso, esse procedimento só é indicado para pessoas com uma papada maior.
Além destes tratamentos, podem ser feitas sessões de drenagem linfática no rosto, o que ajuda a eliminar as células de gordura e diminuir o inchaço da papada.
Fonte: Tua Saúde