Quem nunca deixou a correria do dia a dia dominar suas ações? Então você corre pra comer alguma coisa rápida, a opção mais fácil, e que com toda certeza não é a mais saudável ou o suficiente para te satisfazer, até por que se estamos atolados de tarefas, precisamos de energia a mais para realizá-las.
Um bom descanso é necessário, mas nem sempre possível. Existem várias formas de combater o stress e a ansiedade, e uma delas é a alimentação. Sim, existem vários alimentos que ajudam a relaxar, por outro lado, uma alimentação desregrada e a ingestão de alguns alimentos elevam o estresse e ansiedade.
Veja uma lista com os alimentos que você deve incluir e os que devem ser evitados, pra ficar mais tranquila:
MOCINHOS
Fibras: Uma substância essencial para o corpo e que influi diretamente no estresse é a serotonina, e o intestino é responsável pela produção de 90% presente em nosso organismo. Consuma alimentos ricos em fibras para fortalecer a flora intestinal, cereais, frutas e verduras, como: cereais, maracujá, gérmen de trigo, amêndoa com casca, repolho, gergelim, cevada torrada, goiaba, feijão-fradinho, ervilha, fava. existem outras fontes de fibras, até mesmo sintéticas, que em alguns casos podem ser recomendadas por profissionais e podem lhe beneficiar, mas é necessária a orientação de um profissional.
Chás: Inclua os chás em sua alimentação, plantas como camomila, kava-kava, valeriana, erva-de-são-joão e maracujá (principalmente as folhas) colaboram muito com a diminuição do estresse.
Frutas cítricas: Frutas cítricas como: laranja,limão, acerola, romã,tangerina e cidra são riquíssimas em vitaminas, em especial a C e também em minerais, que melhora o funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de prazer. Vitaminas e minerais,são eliminadas pelo organismo em maior quantidade quando se está estressado e ansiedade, e ainda aumenta-se o risco de hipoglicemia, pela queda dos índices de sangue no organismo, sendo então necessária a reposição destas substâncias.
Alimentos fontes de vitaminas do complexo B: O consumo de glicose aumenta muito quando se está ansioso ou estressado, então o organismo absorve mais as proteínas dos músculos, daí a sensação de cansaço, e as dores é necessário repor todos esses nutrientes, alimentos ricos em carboidratos e proteínas são necessários. Inclua a sua dieta alimentos como: carnes, queijo minas, leite em pó, amêndoas, ovos, leite, banana, aveia, batata, que são fontes de vitaminas B6 e B12
Chocolate: Sim, em quantidade moderada ele realmente acalma, e muito. De preferência o chocolate amargo, que é antioxidante e favorece a produção de serotonina, que aumenta a sensação de prazer e bem-estar, reduzindo a sensação de ansiedade.
VILÕES
Cafeína: A cafeína, claro está presente principalmente no café, mas também aparece em outros alimentos, chás, refrigerantes, e chocolates, são alguns exemplos. A cafeína aumenta muito o estresse, por estimular o sistema nervoso, se tornando hiperativo. e um dos perigos da cafeína é que ela é estimulante, então é muito comum que ela seja consumida exatamente quando se está desgastado, quem nunca tomou uma bela dose de café pra se manter acordado e dar conta das tarefas que tem de entregar?
Álcool: Assim como a cafeína é comum se ingerir álcool para relaxar ou então naquele happy hour quando já se está esgotado, e tem também quem enche a cara, e pronto. Um perigo.O álcool desgasta o fígado, desidrata, e super estimula os rins, o que resulta em estresse e insônia.
Doces: O açúcar aumenta os níveis de energia do corpo, mas com ação temporária e logo vem uma uma fome muito grande, mas que na verdade é uma hipoglicemia, tudo porque o corpo libera muita insulina no sangue de uma só vez, em uma tentativa de baixar o nível de açúcar.
Refrigerantes: Os refrigerantes possuem grande quantidade de açúcar e cafeína, além de uma enorme quantidade de corantes artificiais e sulfitos e são muito ácidos e tem grande quantidade de fósforo. As altas quantidades de sódio também podem prejudicar os rins. Sempre que possível substitua o refrigerante bor sucos naturais.
Gorduras trans: A pior gordura que pode ser ingerida, pode causar o aumento dos níveis de colesterol ruim, aumentando a possibilidade de infarto e acidente vascular cerebral. Então evite alimentos como: manteiga vegetal e margarina em barra, pizzas e salgados congelados, pipoca de micro-ondas e salgadinhos industrializados, biscoitos, salgados, doces e outros alimentos assados, batata frita, hambúrguer, entre outros.
É extremamente difícil excluir totalmente todos estes vilões, o importante é ter ciência dos males que o consumo exagerado destes alimentos causam. E sobre os mocinhos, aqui foram citados poucos, existem vários outros alimentos e substâncias que colaboram muito para o alívio de estresse e ansiedade, então equilibre sua alimentação e inclua estes heróis, que são deliciosos.
Beijos e uma ótima semana, meninas!