Descubra o que são manchas de sol, como cuidar e prevenir

Descubra o que são manchas de sol, como cuidar e prevenir

Estética Facial
26 Novembro 2024
Audatti
Audatti
Descubra o que são manchas de sol, como cuidar e prevenir
Compartilhar:

Também conhecidas como hiperpigmentação e melasma, as manchas de sol podem surgir em diversas partes do corpo, principalmente no rosto, nas mãos e nos braços. É um quadro que incomoda muita gente, mas atinge em especial aquelas pessoas que ficam bastante expostas aos raios UV. Apesar de não apresentarem perigo para a saúde, as manchas solares são bastante desagradáveis e afetam a autoestima de quem lida com elas. Abaixo, conheça as causas desse quadro, o que fazer para evitá-lo e como tratar a condição já presente.

 

O que são manchas de sol?

 

As manchas de sol são regiões do corpo com produção concentrada de melanina, o pigmento que determina a cor da pele. Elas são ativadas e ficam com esse aspecto como uma resposta protetiva à radiação solar. Geralmente, variam de cor conforme a tonalidade da pele da pessoa acometida pelo quadro. Entretanto, os pontos escuros em pessoas de peles mais claras tornam as manchas de pigmentação mais visíveis. Daí a importância de sempre contar com o protetor solar como seu melhor amigo, especialmente quando se trata do combate a essas áreas escuras.

 

Causas das manchas de sol

 

Como já se pode imaginar pelo nome, a principal causa é a exposição UV. A exposição da pele faz com que ela produza mais melanina como um mecanismo de defesa para evitar danos às camadas mais profundas. No entanto, quando essa produção de melanina é excessiva, podem surgir manchas. Outros fatores que contribuem para áreas do corpo e do rosto com manchas de sol incluem: idade, genética, hormônios e medicamentos. Abaixo, falamos mais sobre a influência de cada um.

 

Como prevenir manchas de sol

 

Talvez você esteja se perguntando como tirar a mancha de sol da pele. A resposta para isso é a prevenção. Com o intuito de ajudar você nessa jornada, separamos algumas dicas essenciais para manter sua pele protegida. Vamos lá?

 

Use protetor solar todos os dias

 

A aplicação diária de protetor solar é necessária para quem lida com manchas de sol. Escolha um filtro com FPS 30 e reaplique a cada duas horas, especialmente se você estiver suando ou nadando.

 

Evite a exposição ao sol durante os horários de pico

 

O horário entre 10h e 16h é quando os raios UV ficam mais fortes. Se possível, evite a exposição ao sol durante esses horários. Se precisar sair, use roupas de proteção, como chapéus de abas largas e óculos de sol.

 

Conte com antioxidantes

 

Os antioxidantes são excelentes auxiliares na proteção e prevenção contra os danos causados pelos radicais livres produzidos pela exposição solar. 

 

Monitore sua pele

 

Em geral, nosso corpo dá sinais, e nesse caso não seria diferente. Portanto, fique de olho nas reações da sua pele e consulte um médico dermatologista sempre que necessário.

 

Tratamentos para manchas de sol

 

Já está lidando com manchas de sol no rosto? Não se preocupe, hoje há várias opções de tratamento disponíveis no mercado. A escolha dependerá da gravidade do caso e do seu tipo de pele. Para ter essas informações de forma mais segura, marque uma consulta com um dermatologista de confiança.

 

Cremes clareadores

 

Você pode tirar manchas da pele ou amenizar a aparência delas com cremes que contenham vitamina C e retinoides na composição. Essas opções são altamente indicadas, pois atuam reduzindo a produção de melanina e promovendo a renovação celular.

 

Peelings químicos

 

Os peelings químicos geralmente são feitos com ácidos, como o glicólico ou salicílico, servindo para esfoliar a camada superficial da parede cutânea e promover o crescimento renovado das células. Eles podem ser realizados em consultório com o suporte de um médico pós-graduado em dermatologia.

 

Tratamentos a laser

 

Lasers, como a luz intensa pulsada (IPL) e o laser fracionado, são muito usados para amenizar esse quadro. Esses tratamentos ajudam a quebrar a melanina, resultando em uma aparência mais uniforme.

 

Microdermoabrasão

 

Procura uma opção menos invasiva que os peelings e os lasers? A microdermoabrasão, uma esfoliação com cristais finos, pode ser a opção mais indicada, pois atua removendo a camada superficial da pele e estimulando a produção de novas células.

 

Terapias combinadas

 

Em alguns casos, uma combinação de tratamentos é a melhor abordagem. Um dermatologista pode recomendar o uso de cremes clareadores com peelings químicos ou laser para resultados mais eficazes.

 

Fonte: Blog Creamy

 

Converse com uma de nossas especialistas e comece a cuidar de você hoje mesmo!