Por isso, é preciso investir em procedimentos que prometem recuperar os danos causados pelos excessos.
A terapia capilar é um tratamento estético que tem como objetivo tratar o couro cabeludo e manter a saúde e a beleza do cabelo. Por meio do controle do PH dessa região do corpo, é possível combater a queda e a quebra dos fios, assim como evitar a seborreia e o excesso de oleosidade.
Entre os principais processos utilizados na terapia capilar, podemos citar a massagem e o peeling, a máscara de argila e a fotobioestimulação. O método que será usado em cada paciente vai depender do diagnóstico dado por um médico tricologista, que por meio de exames de sangue, tricoscopia do couro cabeludo e exclusão de doenças infecciosas, indicará o tratamento adequado.
Como é feito o tratamento estético?
A terapia capilar ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, facilita a absorção de ativos, realiza a limpeza profunda da área, viabiliza a ação antibacteriana e antifúngica e desobstrui o bulbo capilar. Desse modo, é possível tratar a alopecia, a caspa, a seborreia, a tricotilomania e outros problemas que acometem essa região da cabeça.
Nas situações em que o couro cabeludo ou os fios de cabelo se encontram extremamente danificados, o profissional vai indicar um tratamento de urgência, feito com o auxílio de produtos específicos.
Quais são os métodos usados na terapia capilar?
Como já dissemos, cada caso exige um tipo de tratamento, que será recomendado pelo especialista. Conheça quais são os métodos utilizados e como eles costumam agir no couro cabeludo. Confira a seguir.
Peeling capilar
Esse método consiste na esfoliação do couro cabeludo. Os produtos utilizados contêm microesferas, que promovem a eliminação das impurezas e das células mortas da região. Os shampoos usados no processo são aplicados diretamente na pele e são friccionados pelas mãos do tricologista.
Massagem capilar
A massagem capilar é vista como um método complementar, que busca ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo por meio de estímulos mecânicos. Para otimizar os seus efeitos, muitas vezes são utilizadas máscaras específicas para impermeabilizar os fios e nutri-los.
Máscara de argila
As máscaras de argila são indicadas para as pessoas que apresentam alguns problemas específicos, como caspa, seborreia e psoríase. Geralmente, são utilizadas as máscaras de argila verde ou rosa. Elas contêm propriedades secativas e têm o poder de administrar a oleosidade produzida no couro cabeludo.
Fotobioestimulação
A fotobioestimulação é mais um dos métodos da terapia capilar. Ele é feito por meio do laser de baixa frequência e pelo LED de luz vermelha, que são aplicados sobre a área capilar. Esse é um processo considerado não invasivo, que promove o fortalecimento dos fios de cabelo. Além disso, acelera a divisão celular, o crescimento do epitélio e combate possíveis inflamações no couro cabeludo.
Em quanto tempo é feito o procedimento?
Para atingir os resultados esperados, é necessário que haja empenho do profissional e do paciente. Normalmente, a terapia capilar é feita em etapas, que costumam ser divididas em sessões semanais, quinzenais e até mensais.
Porém, ao iniciar o procedimento, é imprescindível manter a regularidade do tratamento, a fim de evitar que a saúde do couro cabeludo e, consequentemente, a beleza dos fios sejam prejudicadas. O tempo e o tipo de tratamento serão estabelecidos após a primeira avaliação feita com o auxílio de um aparelho, que permite o aumento aproximado dos fios e dos folículos capilares em até 300 vezes.
Para quem é indicada a terapia capilar?
A terapia capilar é indicada para todas as pessoas que desejam ter um cabelo mais sedoso e saudável e, também, para as que apresentam disfunções no couro cabeludo. Ainda, é válido apontar outras vantagens dessa técnica, tais como:
estimula o crescimento do cabelo;
hidrata o couro cabeludo;
diminui a porosidade dos fios;
repõe os ácidos graxos das fibras capilares;
evita a alopecia;
promove a selagem dos fios;
elimina a caspa;
combate o excesso de óleo do couro cabeludo;
afina a textura dos fios;
melhora a absorção de nutrientes do tecido capilar.
A técnica capilar é um excelente recurso para tratar os cabelos e, dessa maneira, deixá-los mais saudáveis e belos. Por isso, esse processo deve ser feito sempre que você achar necessário. Entretanto, é importante lembrar que o procedimento deve ser realizado por profissionais capacitados e especializados.
Certifique-se de pesquisar sobre o local onde será realizado o tratamento. Avalie a segurança, a idoneidade e as condições de higiene apresentadas pela empresa. Verifique também se os equipamentos estão funcionando de acordo com as normas de saúde vigentes. Todo o cuidado é pouco quando nos referimos aos cuidados estéticos.
Fonte: Theone Salon