Quando se fala em cuidados com a pele, é quase impossível não citar o termo “colágeno”, não é? Afinal, é fácil perceber uma baixa quantidade dessa proteína apenas olhando para o rosto de uma pessoa.
Essa relação acontece porque a substância é uma das mais relevantes para manter a pele saudável, com boa aparência e sem flacidez. No entanto, esses não são os únicos benefícios dela!
O que é e para que serve colágeno?
Com certeza você já se deparou com diversos produtos que prometem fornecer ou estimular a produção de colágeno. Porém, você sabia que seu organismo produz essa substância naturalmente?
O colágeno é a proteína em maior quantidade no corpo humano (corresponde a 30% ou mais do total de proteínas), e está presente em várias partes e órgãos, com maior concentração na derme.
Em relação à pele, sua principal função é dar suporte estrutural, o que proporciona firmeza e elasticidade. Contudo, com o passar dos anos, a síntese dessa proteína diminui, ao passo que também ocorre a perda do colágeno.
Essa deterioração deixa a pele mais fina e menos flexível, evidenciando linhas de expressão e rugas indesejáveis.
Qual o efeito do colágeno no corpo?
O colágeno é um componente do tecido conjuntivo, responsável por unir os tecidos do organismo. Portanto, podemos dizer que a proteína fornece sustentação e preenchimento aos “espaços” entre os órgãos.
Essa ação explica muito bem o termo, que vem do grego “kolla”, e significa cola.
Ou seja, é como se o tecido conjuntivo (onde se encontra a maior quantidade de colágeno) “colasse” as estruturas corporais, a partir da formação dos ligamentos, tendões, cartilagens, ossos, etc.
Quais os benefícios do colágeno?
Entre os principais benefícios do colágeno estão:
- Previne o envelhecimento;
- Melhora a firmeza e elasticidade da pele;
- Ajuda no preenchimento da pele;
- Protege contra danos nas articulações e ossos;
- Possui efeito anti-hipertensivo (ajuda a controlar a pressão alta);
- Previne e melhora disfunções gastrointestinais;
- Protege contra úlcera gástrica.
Os principais tipos de colágeno
Ao todo, existem, em média, 28 tipos de colágeno no organismo humano.
Entre eles, os mais conhecidos são:
- Tipo 1 (I): o colágeno mais presente no corpo humano, presente na pele, ossos, tendões e ligamentos, etc. Seu principal benefício para essas estruturas é a resistência, tornando-as mais fortes;
- Tipo 2 (II): tipo mais encontrado nas cartilagens. Ele é essencial para a saúde das articulações e contribui para sua mobilidade;
- Tipo 3 (III): o colágeno III é encontrado junto ao tipo I, normalmente, contribuindo no suporte estrutural ao organismo. Além disso, contribui para o processo de cicatrização.
Certo, porém, onde entram o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado? Se essa é sua dúvida, confira a seguir a diferença entre eles.
Basicamente, o colágeno hidrolisado passa por um processo químico (reação de hidrólise) para ser quebrado em partículas menores, chamadas de peptídeos de colágeno. Esse procedimento facilita a absorção da proteína pelo organismo.
Já o não hidrolisado, como você deve imaginar, é o colágeno que não é submetido a nenhum processo. Por ter uma massa molecular maior, ele é mais difícil de ser decomposto. Dessa forma, a absorção é mais limitada.
Fonte: Mantecorp
Está sentindo sua pele flácida e com falta de colágeno? Agende uma consulta com uma de nossas dermatologistas e conheça os melhores métodos!
Para mais informações e dicas, continue acompanhando nosso portal!