Ihhhh, meninas. Todos os dias recebo pacientes desesperadas com a queda de cabelo. E acreditem! Boa parte está relacionada ao anticoncepcional! Mas, calma. Eu explico. De maneira simplificada pra vocês entenderem tomar anticoncepcional não faz o cabelo cair, ok? Mas quando paramos ou trocamos por outro tipo, de três a quatro meses depois acontece o que chamamos de eflúvio telógeno. É uma queda de cabelo transitória que pode durar até 6 meses mas reversível.
Por que o anticoncepcional causa queda de cabelo
Isso acontece porque o seu corpo estava “acostumado a um hormônio sintético” que promovia algumas mudanças no metabolismo. Quando você tira ele ou substitui por outro acontece um “desarranjo”, ou seja, uma desorganização no seu corpo que estranha essa mudança. Como os nossos fios são sensíveis a toda e qualquer alteração eles antecipam a fase de queda, entenderam?
Naturalmente, o cabelo com o tempo vai voltando a nascer, mas é bom a ajuda de um dermatologista nesta hora para certificar de que não tem mais nenhuma causa envolvida. Ele irá te ajudar a recuperar os fios mais rapidamente!
Então, meninas. Quem tem mania de tomar a pílula uma meses…. aí para , volta, para, volta. Humm… isso não é legal, tá? Ou toma, ou para! Ficar “brincando assim não pode”!