Matéria publicada no site Glamour (Saiba mais)
Por Isabella Marinelli (@isabellamarinelli)
Ao mesmo tempo que surgem novas formulações e combinações, alguns ingredientes dos cosméticos dedicados à pele seguem como clássicos consagrados. Um membro deste grupo é, sem dúvidas, a niacinamida. Trata-se da forma ativa da vitamina B3, poderosa por somar uma série de funções importantes ao mesmo tempo que oferece alta tolerância e boa capacidade de sinergia. Ficou difícil? Calma, vamos esmiuçar!
Para que serve a niacinamida?
Niacinamida é uma vitamina que faz parte do complexo B. “Ela estimula a síntese de ceramidas, ácidos graxos, queratina e filagrina, retendo a água na pele e deixando-a hidratada”, explica a dermatologista Katleen Conceição.
Outra vantagem do ativo é a capacidade anti-inflamatória e seborreguladora. “Por isso, também é aliada no tratamento de acne", complementa a dermato Juliana Neiva.
Ainda entra na conta dela o potencial antiglicante, mecanismo que reduz os danos dos radicais livres nas nossas células, fazendo com que o processo de envelhecimento siga com maior lentidão.
Ah, sofre com marquinhas ou melasma? "O uso de niacinamida com neoglucosamina também inibe a produção do pigmento da mancha na nossa pele", afirma a dermatologista Cintia Cunha.
Niacinamida é ativo queridinho em razão da versatilidade e alta tolerância nos mais diversos tipos de pele — Foto: Getty Images
Por que ela se tornou um ingrediente queridinho?
Uma palavra-chave para ela: multifuncional. A B3 pode entrar em variadas composições, pensando num rótulo único, ou ainda ser combinada nas camadas do skincare.
Para peles oleosas, vai bem com os ácidos salicílico e glicólico. Em caso de peles equilibradas, forma uma dupla interessante com o ácido hialurônico e assume a função hidratante. Também é bem tolerada por peles sensíveis e pode, inclusive, integrar o tratamento para rosácea em razão das propriedades calmantes que aliviam a vermelhidão e a inflamação.
Outros pontos positivos? É menos abrasiva que grande parte das substâncias dedicadas ao controle da oleosidade e pode ser usada durante o dia, pois não é fotossensível.
Tem ponto negativo?
Sim! Estudos apontam que ela pode derrubar a eficácia da vitamina C, por isso, o ideal é usá-la à noite, caso o antioxidante faça parte da sua rotina diurna.
Onde comprar niacinamida?
Sérum Uniformizador, Sallve
Com textura sérum-gel, tem concentração do ativo a 5%. O produto promete reduzir a pigmentação em excesso, hidratar e acalmar a pele, além de estimular síntese natural de colágeno (olá, firmeza!).
Solução Niacinamida, Simple Organic
Segundo a marca, pode ser usada por todos os tipos de pele e ajuda do combate à oleosidade à uniformização do tom, além de atenuar manchinhas, melasmas e rosácea. É beeem leve e entra na categoria de clean beauty.
Sérum Facial de Retinol e Niacinamida Retinol, Océane
Neste frasco, é combinada ao retinol, um derivado de vitamina A conhecido pelo alto potencial renovador. Na fórmula, potencializa a hidratação e reforça a capacidade de anti-envelhecimento celular do sérum, de acordo com a Océane.
Creme 10% AHA ácido glicólico + niacinamida, Creamy
Combina o potencial de esfoliação química do ácido glicólico à ação seborreguladora da niacinamida e à hidratação do alfa-bisabolol. Traduzindo: renova e equilibra a pele sem ressecar. <3