A acne ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos com células mortas da pele, óleo ou bactérias.
Essa obstrução leva à formação de espinhas, cravos, cistos ou pústulas (espinhas inflamadas) e pode causar cicatrizes se as camadas mais profundas da pele forem danificadas.
Uma boa rotina de cuidados com a pele e o tratamento adequado estipulado pelo seu dermatologista podem ajudar no controle de crises de acne e reduzir as chances de manchas e cicatrizes, promovendo uma aparência mais saudável da pele.
O que são cicatrizes de acne?
Existem três tipos principais de cicatrizes de acne: cicatrizes ice pick, cicatrizes rolling e cicatrizes boxcar.
Essas cicatrizes podem variar em aparência e podem exigir diferentes tratamentos:
- Cicatrizes do tipo “ice pick” são pequenos buracos profundos que se parecem com as marcas deixadas por um picador de gelo ou uma agulha, elas são caracterizadas por aberturas estreitas que se estendem até as camadas mais profundas da pele.
- Cicatrizes do tipo “rolling” têm uma aparência ondulada e dão à pele uma textura irregular.
- Cicatrizes do tipo “boxcar” são depressões amplas, retangulares ou ovais com bordas bem definidas, geralmente têm lados verticais afiados e se assemelham a pequenas crateras ou indentações na superfície da pele.
Além disso, a acne pode causar manchas escuras chamadas hiperpigmentação pós-inflamatória (PIH).
A PIH ocorre devido a uma superprodução de melanina em resposta à inflamação causada pela acne e, embora não sejam tecnicamente "cicatrizes de acne", muitas vezes são confundidas com cicatrizes.
Essas manchas aparecem como áreas planas de pigmentação aumentada que podem variar de cor de rosa ou vermelho a marrom ou preto.
Ao contrário das cicatrizes, a PIH não envolve mudanças na textura ou contorno da pele e tende a desaparecer com o tempo.
O que causa cicatrizes de acne e manchas escuras?
A maioria das cicatrizes de acne é causada pela subprodução de colágeno durante o processo de cicatrização da pele.
Quando a produção de colágeno é insuficiente, pode resultar em depressões ou indentações na superfície da pele, pois essa proteína essencial ajuda a sustentar a estrutura e firmeza da pele.
No entanto, cerca de 10 a 20% das cicatrizes de acne são devidas a uma superprodução de colágeno durante o processo de cicatrização, e resultam em áreas elevadas e espessas de tecido cicatricial.
Como evitar cicatrizes de acne e manchas escura
A cicatrização da acne às vezes pode ter um componente genético que torna um indivíduo mais propenso a desenvolver cicatrizes. Para ajudar a minimizar as chances de cicatrizes de acne e manchas escuras, você pode querer seguir duas práticas-chave.
Em primeiro lugar, implemente a rotina certa de cuidados com a pele. Desenvolver uma rotina de skincare adequada para o seu tipo de pele inclui o uso de produtos desenvolvidos para atender as necessidades dela, seguindo sempre a recomendação de um dermatologista.
Isso pode ajudar a reduzir as crises e controlar a acne, reduzindo as chances de desenvolver manchas escuras e cicatrizes.
Em segundo lugar, é essencial resistir à tentação de cutucar, espremer ou estourar lesões de acne.
Cutucar ou espremer as espinhas pode causar danos à pele, prolongar o processo de cicatrização e aumentar o risco de inflamação e cicatrizes. Por isso, é necessário deixar a área afetada cicatrizar naturalmente.
Rotina de skincare para ajudar a reduzir manchas escuras
Quando se trata de ajudar a reduzir a aparência de manchas escuras da acne ou prevenir a hiperpigmentação, alguns produtos podem ser incorporados em sua rotina de cuidados com a pele.
Além disso, existem alguns ingredientes-chave para o cuidado da pele com manchas de acne: a niacinamida ajuda a promover um tom mais uniforme, enquanto os antioxidantes ajudam a clarear a pele, reduzindo a aparência de manchas mais escuras.
A exposição ao sol pode agravar irregularidades na pigmentação, levar a manchas escuras e escurecer manchas existentes. Portanto, usar protetor solar é essencial para todos os tipos de pele, não apenas para aquelas com tendência à acne.
Escolher um protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção solar (FPS) alto pode ajudar a proteger a pele dos raios UV prejudiciais e minimizar o risco de hiperpigmentação com ação antioxidante.
Fonte: Cetaphill
Converse com uma de nossas especialistas e comece a cuidar de você hoje mesmo!